Home do site » Agr Mulheres » Mundo Feminino
Navegue por:
Oportunidades
Mundo FEMININO
Performance, agilidade e SEGURANÇA
Mundo FEMININO

Igualdade de gênero no setor automotivo: quais os benefícios?




A Presença Feminina no Setor Automotivo é um estudo feito pela AB Inteligência*, num levantamento inédito sobre a participação da mulher na indústria automotiva, sendo a primeira iniciativa do tipo no mercado. A pesquisa mostra avanços nos cargos de liderança, mas também questiona a ainda existente diferença salarial entre homens e mulheres, incluindo a inexistência de dados sobre elas nos cargos de supervisão, coordenação e gerência com salários acima de R$20mil, por exemplo. De toda a cadeia produtiva, as mulheres ocupam apenas 17% dos cargos.

Como profissional ou consumidora, ainda há o preconceito e visão machista no mercado automotivo que é em grande parte responsável pelo afastamento das mulheres nessa área. Numa tentativa de colaborar com a igualdade de gênero nessa indústria, a Pilkington conta com, no mínimo, uma mulher em toda loja da rede de serviços de reposição de vidros. Assim como todos os outros funcionários, elas passam por intenso treinamento na Pilkington Academy, localizada na sede da empresa em Caçapava (SP).

Detalhes que saltam aos olhos

Mais detalhistas, as mulheres costumam reparar em coisas que os homens geralmente não reparam, e essa exigência tende a demandar uma qualidade maior nos produtos e um atendimento mais assertivo e abrangente. É preciso estar atento a esse público, que influencia atualmente em até 80% das compras e vendas de novos veículos, garantindo um espaço limpo, confortável e organizado, incentivando pequenas mudanças que podem ser crucial na estratégia de crescimento de uma loja automotiva.

Representatividade que importa

Ainda que os homens consigam explicar de maneira simples os problemas de funcionamento ou para que servem determinados componentes de um veículo, uma mulher costuma preferir o atendimento de outra e é aí que entram questões discutidas atualmente, como o empoderamento feminino, por exemplo. É essa representatividade em larga escala que atrai ainda mais mulheres para o setor automotivo, mas é preciso, além disso, também manter um ambiente favorável que as incentivem a permanecer na área.

Fundamental para o futuro do mercado

Intuitivas, com maior senso prático e ideal colaborativo – essencial para o trabalho em equipe –, a participação ativa feminina no setor automotivo pode ser a peça-chave para o crescimento nos próximos anos. O mundo já não é mais o mesmo de quando o primeiro carro foi às ruas e as mulheres atuais pilotam fogão, moto, carro, ônibus e caminhão. Dão voz ao que ainda falta ser notado e precisam estar cada vez mais presentes, da liderança na indústria ao atendimento com o cliente, atuando diretamente nos reparos.

*Confira a pesquisa completa no site da AB Inteligência

VEJA TAMBÉM

Aguardando...