Home do site » Agr Agora » Mass
Navegue por:
MASS

Saiba tudo sobre o controle de estabilidade e sua obrigatoriedade no Brasil




O controle de estabilidade passou a ser obrigatório no Brasil neste ano. Mas esta regra é para todos os veículos? O que é controle de estabilidade? Essa tecnologia é realmente importante? Você vai saber tudo sobre esse assunto neste post.


Primeiramente, é importante entendermos o que é o controle de estabilidade, comumente associado a nomenclaturas comerciais, como ESP ou ESC. Tal sistema de segurança evita que o carro saia da trajetória original, atuando diretamente no controle do automóvel. Assim, o controle de estabilidade pode agir na rotação do motor ou nos freios, acelerador e, em alguns modelos, no volante hidráulico.


A um determinado sinal de que o veículo derrapará, o sistema freará os pneus cujo contato com o solo está diminuindo. O movimento é quase imperceptível. Isso pode acontecer em uma curva perigosa, por exemplo.


Sendo assim, o controle de estabilidade é importante na segurança automotiva.Por evitar a falta de controle do motorista em uma pista escorregadia ou no desvio da trajetória, este recurso pode prevenir acidentes.


Após a obrigatoriedade dos freios ABS e airbags, a adoção do controle de estabilidade está no Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a década que finaliza neste ano.


Inicialmente, a obrigatoriedade do controle de estabilidade no Brasil valerá para os carros novos. Apenas a partir de 2022, todos os automóveis deverão se enquadrar nesta regra. Essa tecnologia já é obrigatória nos Estados Unidos e na Europa.


É de grande valia regulamentar seu veículo. Afinal, as inovações ajudam na segurança automotiva. Entretanto, as tecnologias não substituem a plena atenção do condutor. Some seu prazer de dirigir à segurança do seu veículo.

VEJA TAMBÉM

Aguardando...